América do Sul, Bogotá, Colômbia, Destinos

O que fazer em Bogotá: 10 dicas imperdíveis

Um dos maiores destinos turísticos da América do Sul, Bogotá encanta quem a conhece com sua música, cultura e modernidade.

Mas… O que fazer em Bogotá? Não faltam coisas: são 8 milhões de habitantes circulando por esse lugar cheio de história, cultura, aventura, compras, passeios, diversão… É como se fosse a nossa São Paulo. Inclusive, é bom levar casaco, viu? Devido a altitude, o friozinho em Bogotá não passa nem um pouco despercebido. Há taxis amarelos andando por todos os lugares e, apesar de ser proibido, o uber existe e o preço é quase o mesmo dos amarelinhos. Bogotá, porém, se destaca no quesito transporte por causa do Transmilênio, o meio mais eficiente de se locomover pelas calles e carreras da cidade.

Nesse post, você vai ver 10 dicas para o que fazer em Bogotá, mas vai por mim: jamais faltarão opções!

1. Cerro Monteserrate

O que fazer em Bogotá 321

Certamente o meu lugar preferido! São 3200 metros de altitude, meus amigos. Você pode subir pelo teleférico ou pelo funicular (este ultimo só funciona de manhã) e a entrada no Cerro custa 20 mil pesos (uns 20 reais) e vale MUITO a pena. Pra saber direitinho dos horários de funcionamento, basta olhar o site official do Cerro.

O-que-fazer-em-Bogotá-2
A lhama mais bonitinha do mundo no pé do Monserrate.

2. Museo del Oro

O que fazer em Bogota dkfd
Foto por Rodrigo Affonso.

Uma aula de História sobre a evolução do uso dos metais pelo homem. O acervo do museu é IN-CRÍ-VEL! Eu não consegui visitá-lo, mas o passeio é ótimo para quem quer aprender.

3. O Centro Histórico de Bogotá

O que fazer em Bogota 43949
Ao lado da Catedral, seguindo pela Candelaria.

Vale a pena dar uma caminhada pela Candelaria. O bairro é cheio de casinhas que lembram a época da colonização espanhola. Lá, ficam os museus mais legais da cidade (incluindo o Museo del Oro, a Casa Moneda e a Plaza Bolívar).

O-que-fazer-em-Bogotá-5
Na Plaza Bolívar, os pombos fazem parte da paisagem (é sério), e tem até gente vendendo comida pra eles por lá.

4. Usaquén

(Vídeo do meu querido amigo Rodrigo Affonso)

Um dos lugares que mais me surpreendeu. É um “pueblo” que fica em Bogotá, com muitos restaurantes maravilhosos. O melhor de tudo é uma pracinha que fica por lá, onde tem uma feira de artesanatos muito interessante (dica: vá no domingo). Um lugar ótimo para comprar lembrancinhas e admirar as casinhas em estilo colonial que ficam por ali.

5. Museo Botero

O que fazer em Bogotá 32134

Eu não cheguei a ir nesse museu, mas ele é bem famoso. O Fernando Botero é o pintor colombiano mais famoso e ele doou 180 obras para o governo, todas expostas no museu. Ele tem um traço todo original e o passeio é bem legal.

6. Catedral de Zipaquirá

O que fazer em Bogota 10

O que fazer em Bogota 13
As fotos de Zipaquirá foram tiradas pelo Rodrigo Affonso, meu querido amigo que as forneceu para mim.

Uma atração diferente e que enche os olhos. Dá pra ir pra Zipaquirá (um pueblo pertíssimo de Bogotá) de trem (45.000 pesitos), ônibus (Transmilenio até o Terminal Portal del Norte, e de lá pegar o ônibus para Zipaquirá) e carro. A entrada de lá custa 20.000 pesos, e o lugar fica dentro de uma mina de sal (!!!), e tem uma catedral, um espelho d’água e um show de luzes. Vale fazer o passeio com um guia, já que a história do lugar é impressionante.

7. Juan Valdez Café

O que fazer em Bogota 20932093

Ai, o Juan Valdez <3. A ideia é a mesma do Starbucks, com várias bebidas quentes e frias, uns brownies e croissants. O café colombiano é bem famoso e vale até levar de lembrancinha (além do pó do café tem vários copos térmicos, canecas, chocolates… Eles tem bastante coisa nas lojinhas próprias. No aeroporto mesmo, tem uma. É uma ótima lembrancinha!). Eu fui algumas vezes lá e até hoje quando vejo o nome em algum lugar fico super nostálgica lembrando da Colômbia.

Lojinha própria do Juan Valdez Café

8. Crepes & Waffles

O que fazer em Bogota

Outro lugar bem típico da Colômbia (mas tem dois restaurantes aqui no Brasil, em São Paulo!). É um restaurante com muitas opções de refeição, muitas mesmo! Os crepes são os melhores do universo (o meu preferido é o de bolonhesa) e o preço é bem tranquilo.

9. Andrés Carnes de Res

O que fazer em Bogotá 321
Foto por Rodrigo Affonso.

Andrés DC é um restaurant/balada/bar bem famoso, na maioria frequentado por turistas. Definitivamente é um must do sobre o que fazer em Bogotá. Tem quarto andares, que são divididos nos temas céu, terra, purgatório e inferno. Os preços são meio salgadinhos, mas vale pela beleza e excentricidade da decoração.

O que fazer em Bogotá 321
Foto por Rodrigo Affonso. Lomo en Vino Ajisoso – “asado a la parilla con chimichurri, reducción de vino y de chiles asados acompañado de una arepa blanca y ensalada”, segundo ele.

10. Zona T

O que fazer em Bogotá 3212

A Zona T é uma rua na Zona Rosa que tem o formato de uma letra T (rs). Lá, não tem trânsito de carros, mas tem muitos bares, pubs e algumas baladinhas.

Na Zona T, não deixe de visitar a BBC: Bogotá Beer Company.

O que fazer em Bogota

A BBC é uma cervejaria artesanal de Bogotá com alguns postos espalhados pela cidade. A ideia é basicamente a mesma de um pub, com a decoração tradicional e um menu de bebidas bem diversificado. Ainda no menu, algumas opções de comida fazem bem a parte dos petiscos. A música ambiente fica por conta de uma rádio própria da BBC, que toca predominantemente rock.

O preço é na média. Eu paguei 9.000 pesos na Chapinero Porter, cerveja produzida lá mesmo.

Bogota Beer Compary – Chapinero Porter. Para mais informações sobre as cervejas, acesse o site da rede.

No mais, a Bogotá Beer company é uma ótima alternativa para curtir um bom happy hour ou começar a noite com estilo! Os garçons são muito solícitos e o ambiente é extremamente agradável.

Bônus: El corral Hamburguesaria/Gourmet

El Corral é uma rede colombiana de restaurantes bem tradicional e possui muitos postos por todo o país. Em Bogotá, pricinpalmente, é possível encontrar um restaurante quase que a cada esquina. São mais de 150!

Os menus dispõem de várias opções para todos os gostos. Os hambúrgueres são gourmets e têm o preço mais ou menos parecido com os nossos, variando de 20.000 a 50.000 pesos colombianos.

El Corral Hamburguesaria – Corralera – Hambúrgueses gourmet deliciosamente recheados.

Essas são as hamburguerias. Além delas, tem o El Corral Gourmet, que tem mais a dinâmica de restaurante (onde o almoço é maravilhoso) e o happy hour é famosíssimo, já que eles baixam os preços das bebidas.

El Corral Gourmet – Ensalada Cobb.

O menu detalhado das duas redes pode ser encontrado no site oficial.

A decoração do El Corral também é muito interessante! As placas coloridas e as animações de Gonzalo Díaz Ladino nas paredes são as características únicas que só o El Corral tem. Que saudade!

Dicas e curiosidades

  • Bogotá está a 2600 metros de altitude, e isso a torna a terceira capital mais alta do mundo.
  • Quem nasce em Bogotá é bogotano, mas eles também se autodenominam roloscachacos.
  • Na Zona T, na rua de trás do supermercado Éxito, tem uma galeria onde ficam várias casas de câmbios. Lá é o melhor lugar para trocar seu suado dinheirinho por pesitos colombianos.
  • O sistema de localização de ruas em Bogotá é bem interessante: na orientação vertical, ficam as carreras, e os números aumentam partindo da Praça Símon de Bolívar e na horizontal ficam as calles. Isso é bem útil, já que quando você precisa saber onde fica algum lugar basta se orientar pelo cruzamento de uma calle com uma carrera  e é assim que os bogotanos fazem.

Bogotá é meu novo xodó. Apesar de serem um pouquinho impacientes no trânsito (não demore mais de três segundos pra sair com o carro quando o sinal abrir), Bogotá é acolhedora e boa de se viver. Fiquei surpresa de verdade! Voltaria várias vezes pra esse lugar!
E você, visitou algum lugar diferente em Bogotá? Contra pra gente!
Beijo!

Seguro viagem america do sul 728x90

Vitória Cabral

Adepta da mochila e da liberdade simplesmente porque viajar é muito mais que algo para se fazer nas férias. Viajar é vivência, experiência, cultura e estilo de vida.

More Posts - Website

2 thoughts on “O que fazer em Bogotá: 10 dicas imperdíveis

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *