América do Sul, Brasil, Brasil, Destinos, Petrópolis, Rio de Janeiro

Para quem ama cerveja: como é visitar a Cervejaria Bohemia, em Petrópolis

Situada em Petrópolis, no Rio de Janeiro, e fundada em 1853, a Cervejaria Bohemia foi a primeira fábrica de cerveja do Brasil e também a primeira a produzir a cerveja pilsen no país (ou ouro líquido, segundo a família imperial). Após ter sido fechada e abandonada por uns bons anos, foi restaurada e estruturada para tornar-se um verdadeiro museu da cerveja, além de contar com um barzinho muito interessante, uma loja cheia de coisas legais e uma pequena fábrica mais moderna.

Cervejaria Bohemia 1

A visitação começa com a linha do tempo da cerveja, logo após de realizada a primeira degustação, que conta a história de como a cerveja foi criada e sua presença na história de diferentes povos ao longo da antiguidade. Essa parte da visita conta com diversos monitores interativos, nos quais é possível conferir os tipos e rótulos de cerveja em vários lugares do mundo, bem como a combinação dessas cervejas com determinada refeição. É possível também montar um brasão personalizado da sua taberna, de acordo com o seu nome e sobrenome.

Cervejaria Bohemia 2
Primeira parte do Tour Cervejeiro, com a linha do tempo da cerveja

 

Cervejaria Bohemia 4

Cervejaria Bohemia 3

Cervejaria Bohemia 5
Os tipos de malte – Disponíveis para prova

Pausa para a segunda degustação!

Cervejaria Bohemia 8
Degustação da Pale Ale.
Cervejaria Bohemia 7
Instalação antiga na sala de cozimento – parou de ser utilizada após a descoberta de que o cobre do tanque soltava fragmentos.

Cervejaria Bohemia 6

Na continuação do tour, somos conduzidos às antigas instalações da fábrica, com todo aquele ar de história. Nessa parte, o guia segue contando das etapas da fabricação da cerveja, desde uma aula sobre os tipos de malte, lúpulo e fermento usados (os grãos ficam todos em exposição para prova) até o processo propriamente dito, na sala de cozimento e depois de fermentação.

Hora do controle de qualidade. Como saber se a cerveja está boa para consumo? Consumindo! 

No total, o tour conta com 16 ambientes diferentes e diferenciados que falam sobre toda a história da cerveja e proporcionam uma visualização bem real do processo de fabricação da cerveja. No total, são três degustações de três tipos diferentes de ccerveja: o chopp pilsen (que só é possível provar no bar da Bohemia e no tour cervejeiro), a Pale Ale e a 14-weiss (que não tem filtração, tornando-se assim mais turva que as anteriores).

Cervejaria Bohemia 9
Parte da instalação atual.

 

Cervejaria Bohemia 10
A lojinha da Bohemia no final do tour

O fim do circuito, que dura uma hora e meia, coincide com a loja da Bohemia, cheia de opções de souvenir e coisinhas legais para comprar, desde cervejas (!) até camisetas, copos e condimentos. Mais a frente, tem também o bar da Bohêmia, com opções deliciosas de hambúrgueres e pratos, além das bebidas, é claro.

Cervejaria Bohemia 12
Chopp pilsen exclusivo do Bar da Bohemia
Cervejaria Bohemia 14
Um dos hambúrgueres do cardápio do bar.

Cervejaria Bohemia 13

Além disso, no terraço da fábrica tem um restaurante MARAVILHOSO, com uma vista linda de Petrópolis e opções mais sofisticadas de pratos, todos harmonizados com os rótulos da fábrica.

Cervejaria Bohemia – Os detalhes

  • A Cervejaria fica na Rua Alfredo Pachá, 166 – Centro – Petrópolis, RJ.
  • O tour cervejeiro funciona de Terças a Quintas, das 12h às 17; Sextas e Sábados, das 10h às 18h; e aos Domingos e feriados, das 10h às 17h.
  • A entrada é R$ 36. Para os moradores de Petrópolis e os estudantes/pessoas com 60 anos ou mais, a entrada é meia (R$ 18).
  • O preço é diferenciado para grupos acima de 15 pessoas. Mais sobre a polícia no site.
  • Menores de 18 não pagam, mas só podem fazer o tour acompanhados por responsável legal.
  • O restaurante do terraço aceita reservas online, pelo próprio site da Cervejaria.

Com opções de passeios e itinerários para todos os gostos, Petrópolis é perfeita tanto para um bate-volta quanto para uma viagem um pouco mais demorada. Você pode conferir dicas do que fazer em Petrópolis aqui.

Planejando uma viagem? Você pode usar nossas dicas!

E você? Já fez algum tour cervejeiro? Conta pra mim aqui nos comentários!

Beijo!

Vitória Cabral

Adepta da mochila e da liberdade simplesmente porque viajar é muito mais que algo para se fazer nas férias. Viajar é vivência, experiência, cultura e estilo de vida.

More Posts - Website

1 thought on “Para quem ama cerveja: como é visitar a Cervejaria Bohemia, em Petrópolis

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *